Morar em Condomínios tem sido a opção de quem procura por maior Segurança, já que no entendimento geral a dificuldade no acesso inibe a ação dos marginais.

Isso nem sempre é real e ter um bom sistema de Controle de Acesso faz uma grande diferença.

Um sistema de acesso eficiente necessita preencher alguns requisitos básicos, sendo eles equipamentos, pessoal e procedimentos.

A instalação de Equipamentos é a primeira etapa a ser observada e deve incluir guarita blindada, iluminação adequada, sistema de controle de acesso para pessoas e veículos, controle biométrico, interfone e outros dispositivos de comunicação, câmeras de monitoramento, portões, controle de ronda preferencialmente online e um sistema de gestão de ronda.

A próxima etapa é a contratação de uma boa empresa de segurança. Antes do fechamento do Contrato verifique se a empresa está regularmente autorizada pela Polícia Federal e em dia com suas obrigações e se seus funcionários são devidamente treinados para a função e capazes de uma ação correta no caso de uma emergência.

A terceira e última etapa consiste em estabelecer procedimentos a serem seguidos pela equipe de segurança, moradores, visitantes, prestadores de serviços, funcionários entregadores. Muitas vezes o não cumprimento das normas estabelecidas criam brechas para ocorrências indesejadas.

Importante é entender que para a Segurança ser realmente eficaz os procedimentos devem ser seguidos à risca por todos. Muitas vezes o próprio Morador, principal interessado, não segue as orientações abrindo brechas colocando em risco a sua própria Segurança e de todo o Condomínio.

Nenhum sistema é completamente seguro, mas se respeitado e seguido por todos com certeza inibirá muito a ação dos marginais.